Pular para o conteúdo
Traduções
YouTube Playlist Embed

Tema II: Relações Pessoais e Interpessoais dentro do ambiente de Trabalho

guarda okNo dia 28 de agosto do ano corrente, realizamos mais uma palestra no auditório da Câmara Municipal, onde tivemos a presença marcante do psicólogo Wildberg Silva Rodrigues, que na oportunidade discorreu sobre o tema: “Relações Pessoais e Interpessoais dentro do ambiente de Trabalho”, tema esse de ímpar importância, uma vez que passamos mais tempo no trabalho do que no convívio familiar, além de ser acrescentada a questão do pensar no outro, a relatividade da verdade e da mentira, o desejo de dividir e compartilhar o tempo todo.

APERFEIÇOAMENTO DE TÉCNICAS EM SEGURANÇA PÚBLICA

Atualmente as mudanças socioculturais têm exigido muito empenho dos órgãos de Segurança e uma postura inovadora no que diz respeito as ações e emprego de equipamentos de menor potencialidade ofensiva fisicamente reduzindo a letalidade, por parte dos agentes de segurança.

Frente a essas mudanças socioculturais os Agentes de Segurança, sobretudo, os Guardas Municipais da micro região de Itapetinga tem buscado estar em conformidade com a Lei Federal 13.060/2014 que disciplina o uso dos instrumentos de menor potencial ofensivo pelos agentes de segurança pública em todo território nacional, tornando-se um dever a priorização do uso desses instrumentos sobre os princípios da necessidade e razoabilidade e proporcionalidade.

Foi realizado nos dias 11 e 12 de setembro de 2015, o Curso de Tecnologias não Letais, ministrado pelo Diretor de Departamento da Guarda Municipal, Givaldo Viana Sousa, que é instrutor em Técnicas e Tecnologias não Letais, habilitado pela CONDOR- TECNOLOGIAS NÃO-LETAIS/RJ.

O curso teve carga horária de dez (10) horas desenvolvido em uma relação de teoria e prática com o objetivo de sensibilizar os agentes de Segurança Pública e do setor privado sobre a importância de conhecer a eficiência das novas técnicas e tecnologias não-letais, verificando na prática a metodologia de utilização e seus efeitos, facilitando assim a ação dos agentes de segurança e garantindo a integridade física aos envolvidos nas ações de força policial ( Agentes de Segurança e Infratores).

Objetivos Específicos:

  • Entender o conceito não-letal e a importância de técnicas que podem ser eficazes reduzindo o risco de mortes e lesões graves e preservando a vida de pessoas envolvidas em ocorrências policiais, inclusive do próprio policial;

  • Diferenciar técnica, tecnologia, arma, munição e equipamento não-letal;

  • Identificar na legislação vigente a importância do uso das técnicas não-letais;

  • Conhecer as técnicas e equipamentos não-letais existentes no Brasil e no Mundo;

  • Reconhecer as técnicas não-letais como algo possível e importante;

  • Apontar as técnicas mais seguras de abordagem policial e resolução de conflitos, visando à preservação da vida própria e de terceiros;

  • Aplicar corretamente as técnicas não-letais mais adequadas às diferentes situações apresentadas e;

  • Ter uma visão de construção da paz e da preservação da vida.

As aulas teóricas foram ministradas no Auditório da Secretaria Municipal de Educação e do Centro Social Pio XII, no período matutino, já as aulas práticas foram realizadas no Parque de Exposições, no período vespertino.

O curso capacitou nesta primeira edição 101 profissionais da área de segurança, Guardas Municipais, Policiais Militares e Segurança Privada das cidades de Itapetinga, Macarani, Brumado, Belo Campo, Itarantim, Caatiba, Barra do Choça, Santa Cruz da Vitória e Potiraguá, outras edições serão realizadas nos dias 10 e 11 de outubro na cidade de Araci- Bahia e no dia 24 de outubro na cidade de Brumado também na Bahia.

Texto: GMF Rosana Xavier Silva Ribeiro/GM Sandro Silva Nascimento

WhatsApp
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube Playlist Embed
Traduções
YouTube Playlist Embed

POLÍCIA