Nossa gente…
Esse é o senhor Eufrázio Pires da Silva, um dos mais antigos comerciante de Itapetinga, no Médio Sudoeste. Figura de destaque e de grande importância em nosso comércio. Seu Eufrázio começou com o Armazém América, que funcionava na praça da Bandeira, hoje, denominada praça da Bíblia.
Depois do Armazém América, seu Eufrázio montou uma loja de móveis. Na sequência veio a famosa Loja Pires, que funciona até os dias de hoje, 10.11.2023, à rua Dom Pedro II no centro de Itapetinga. A Loja Pires trabalha com peças e assessórios para eletrodomésticos.
Seu Eufrázio lembra com saudade de alguns amigos e colegas do comércio local: um deles, já falecido, é o senhor Agnelo, fundador do Café Popular, que também ainda funciona na praça da Bíblia. O outro amigo é seu Mário Almeida, da Casa Almeida (ainda funcionando). Seu Mário ainda continua no comércio, trabalhando na fabricação de selas, inclusive na própria rua Dom Pedro II, onde funciona a Casa Almeida, vizinho ao comércio de seu Eufrázio.
O nosso homenageado conta que também já trabalhou de vender caldo de cana. “Isso foi há muito tempo”, fala sorrindo simpaticamente.
Nosso personagem também passou pela política. Sim, seu Eufrázio chegou a ser candidato a vereador em Itapetinga pelo MDB por duas vezes nos anos 80, porém, não conseguiu se eleger.
Nascido em 15 de setembro de 1936, o nosso comerciante está com 87 anos, pai de duas filhas, e tem uma netinha. Ele ainda continua firme no comércio na sua loja Pires. Vida longa, seu Pires!
Por Roberto Alves
Ali tem história. Gente fina! Parabéns, Robinho, pela matéria!
Saudações ao amigo Eufrásio! Velho conhecido e membro da Igreja Batista Boas Novas.
Esse merece ser homenageado. Parabéns ao blog por lembrar desses grandes homens que foram os responsáveis pelo crescimento do nosso comércio. Moro na Alemanha, mas sou filho dessa terra. Ver seu Eufrasio ainda no batente, isso nos inspira. Parabéns!
Justa homenagem, seu Pires é uma grande pessoa. Cidadão pautado nos bons ensinamentos, parabéns ao Cidade Acontece por mostrar essas pessoas da nossa sociedade
Me lemro de seu Eufrázio na praça da Bílblia sempre ia la com meu pai, meu pai comprava lá
Meu pai sempre foi cliente se seu Pires, levava horas de conversas com ele, isso foi nos anos 80