O documentário O poeta do sertão: Camilo de Jesus Lima foi construído no intuito de homenagear a história e trajetória de Camillo, que viveu em Macarani, Encruzilhada, Vitória da Conquista e Itapetinga.
O escritor, professor, jornalista, contribuiu para o desenvolvimento da nossa região, sendo um dos poetas sociais do século XX, foi membro da Academia de Letras da Bahia, e um dos fundadores da Loja Maçônica Fraternidade Conquistense.
O curta metragem traz entrevistas inéditas de amigos, familiares, escritores, admiradores. O cantor e compositor Xangai, o maestro João Omar, o professor direito da UESB Ruy Medeiros, além do historiador Eduardo Fiscina, e a filha de Camillo, Marta Góes.
Camillo viveu em Macarani durante as décadas de 1950/1970, foi responsável pelo Cartório de Imóveis no munícipio. Durante o Regime militar foi preso político na cidade, e enviado para Salvador.
Poeta social e comunista foi perseguido pela sua escrita revolucionária. O documentário terá seu lançamento em Macarani, no dia 27 de novembro (quarta-feira), no Auditório do Colégio Estadual São Pedro, a exibição será às 19h.
O documentário conta com a Direção da professora Rosângela Duca, roteiro do poeta itapetinguense Valdeique Oliveira, da produção dos irmãos Gabriel e Miller Ferraz, cientista político e antropólogo.
Edição e Filmagens do filmaker Pedro Barros. O projeto foi realizado em parceria com a Associação de Cultura e Turismo de Macarani, teve apoio
do Movimento Ágrafo de Cinema – MAC. Este projeto foi contemplado nos Editais da Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura.
Texto: Ascom do evento