Barroso anuncia aposentadoria antecipada e abre vaga no STF para indicação de Lula
Ao anunciar na última quinta-feira (09.10) sua aposentadoria antecipada, o ministro do STF, Luís Roberto Barroso, abre nova vaga na Corte, cuja indicação, de acordo a Constituição, é exclusiva do presidente da Republica.
Os bastidores em Brasília estão fervendo com vários nomes em especulação, mas os dois principais são o da renomada jurista Carol Proner e o do atual Advogado-Geral da União, Jorge Messias. Dois nomes da total confiança do presidente Lula (PT).
Por fora ainda correm nomes como o do senador Rodrigo Pacheco (PSD/MG) e Maria Elizabeth Rocha, atual ministra do Superior Tribunal Militar.
O presidente Lula embarcou na tarde deste sábado para Roma, na Itália, onde participará de eventos com temas sociais e de combate à fome, marcados para esta segunda-feira (13). Lula também se encontra com o Papa Leão XIV, no Vaticano.
Tudo indica que no seu retorno ao Brasil, o presidente deverá, como vem sendo aconselhado por assessores e ministros mais próximos, divulgar o nome da sua preferência para ocupar a vaga deixada pelo ministro Barroso no Supremo.
Por Roberto Alves













Sou a favor da indicação do nome da Carol Pronner para ocupar a vaga do Barroso no STF