Pular para o conteúdo
Traduções
YouTube Playlist Embed

A Academia Conquistense de Letras (ACLETRAS) realiza, nesta quinta-feira, 26 de março de 2026, às 19h, a solenidade de posse de três novos membros da instituição. O evento acontece no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista, e será aberto ao público.

A cerimônia marca não apenas a ampliação do quadro acadêmico, mas também o início de uma nova gestão, que propõe fortalecer o papel da Academia junto à sociedade.

Novos Membros 

Passam a integrar a ACLETRAS nomes com trajetórias consolidadas em diferentes áreas do conhecimento e da produção cultural.

Dilson Oliveira

O artista plástico e literário Dilson Oliveira assume a Cadeira 08, cujo patrono é Castro Alves. Com formação pela UFBA, PUC-Minas e UFMG, Dilson construiu uma carreira marcada pela interlocução entre artes visuais e literatura. Já atuou como secretário de Cultura em Itapetinga e de Educação em Macarani, e prepara o lançamento do livro Mosaico, previsto para julho de 2026.

Eron Sardinha

O escritor e engenheiro civil Eron Sardinha de Oliveira passa a ocupar a Cadeira 30, que tem como patrono Luís Henrique Dias Tavares. Professor do CEFET-BA/IFBA, possui sólida formação acadêmica e é autor dos livros A Noiva dos Mortos e Um Homem Contra o Sol, além de romances inéditos.

Raquel Gomes

Já a advogada, cientista social e docente Raquel Gomes assume a Cadeira 35, cujo patrono é Manuel Bandeira. Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela USP, sua produção é marcada pela interdisciplinaridade e pelo compromisso com temas como cidade, políticas públicas e justiça social.

Valmir Henrique

Nova Gestão

A solenidade também marca o início da gestão 2026–2028, sob a presidência de Valmir Henrique de Araújo, acadêmico há 25 anos.

Com uma trajetória acadêmica robusta, Valmir é professor aposentado da UESB, mestre em Engenharia Nuclear, doutor em Educação — com tese premiada — e possui dois pós-doutorados nas áreas de Robótica Educacional e Meio Ambiente. Ao longo da carreira, acumula sete prêmios científicos, oito literários e 12 livros publicados.

Para esta nova gestão, o presidente apresenta um projeto que visa dinamizar as ações da Academia, especialmente no ano em que a instituição celebra 45 anos de existência. A proposta inclui a criação de diretorias e assessorias, além da realização de concursos literários, congressos, publicações institucionais e atividades em escolas e associações de bairro.

Cultura e Permanência 

A posse dos novos membros simboliza a renovação e a continuidade da Academia Conquistense de Letras, reafirmando seu compromisso com a valorização da literatura, da produção intelectual e da diversidade de vozes que compõem o cenário cultural de Vitória da Conquista.

O evento é gratuito e aberto ao público, reforçando o caráter democrático e cultural da instituição.

Fonte: blog LinkNews

WhatsApp
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube Playlist Embed
Traduções
YouTube Playlist Embed

POLÍCIA