Pular para o conteúdo
Traduções
YouTube Playlist Embed
João do Campo

É com muita tristeza que anunciamos a morte do grande artista popular, João do Campo. Ele faleceu na tarde deste domingo (29.03). Violeiro, pioneiro dos Termos de Reis de Itapetinga, como o “Estrela do Oriente”; líder comunitário; defensor da reforma agrária e da luta camponesa e democrática.

Para o compositor, poeta e ex-vereador, Gilson de Jesus (PC do B), dificilmente teremos entre nós, uma liderança camponesa, que era mestre de Terno de Reis, músico, com disco gravado, que se alfabetizou adulto, dirigiu entidades comunitárias e de classe. É muita aptidão para um cidadão com o nome de João do Campo.” O velório está sendo realizado na noite deste domingo na Pax Perfeição. O sepultamento será nesta segunda-feira (30), no cemitério Parque da Eternidade, às 13 horas.

Capa do Cd de João do Campo e Joaquim Sertanejo

Em meados dos anos 2000, João do Campo e o seu parceiro, Joaquim Sertanejo, chegaram a gravar um CD com 14 músicas de autoria da própria dupla. O trabalho foi produzido por Márcio Contreras, no Delta Estúdio.

O disco da dupla chegou a ter um lançamento oficial realizado pela AARTI (Associação dos Artistas itapetinguenses). Na época o evento aconteceu no Clube dos Operários.

O artista fazia parte da instituição, participando de todos os eventos. Por incontáveis vezes João e seu parceiro se apresentaram no Palco da Concha Acústica, em eventos da AARTI.

O cancioneiro popular brasileiro sempre esteve presente na vida de João do Campo. Ele também gravou um disco solo pelo estúdio Estrela de Davi.

“João do Campo, amigo, parceiro e tornou-se parte de minha família. Sua trajetória e legado estão em meu coração e nos projetos que realizamos juntos”, disse Valdeique Oliveira, poeta itapetinguense e ativista cultural. João foi presidente da Associação dos Pequenos Agricultores e Piscicultores, do Bem Querer. Um grande incentivador do movimento. “Antes da passarela ser construída, João atravessava o rio Catolé com a viola na mão”, Gilson de Jesus relembra a façanha.

Por Roberto Alves

WhatsApp
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube Playlist Embed
Traduções
YouTube Playlist Embed

POLÍCIA