
Após 13 anos desde o início de sua elaboração, temos enfim, um marco na história da cidade: Itapetinga – terra, tempo e memória, que apresenta-se ao público como uma obra monumental, definitiva e cuidadosamente construída sobre a trajetória de Itapetinga — desde o tempo dos primeiros habitantes até os dias atuais, tudo registrado em 932 páginas.

O livro, de autoria do professor Florêncio Filho, reúne uma pesquisa profunda, criteriosa e apaixonada, enriquecida por 504 de notas de rodapé que ampliam, explicam e contextualizam fatos, personagens e acontecimentos, oferecendo ao leitor muito mais do que uma simples narrativa histórica.
São mais de 600 fotografias — entre imagens raras, inéditas, e documentos históricos nunca antes publicados — que contribuem para contar, também de forma visual, a formação social, política, cultural e econômica do município.
A obra apresenta, ainda, informações até então desconhecidas ou pouco divulgadas, revelando bastidores, curiosidades, personagens esquecidos e episódios que ajudam a compreender Itapetinga em sua totalidade — com rigor histórico, sensibilidade e profundo respeito à memória coletiva.
O resultado é um livro de elevada qualidade gráfica e editorial, concebido tanto para pesquisadores quanto para leitores apaixonados pela história local: uma referência indispensável para escolas, bibliotecas, pesquisas acadêmicas, estudiosos e para todos que se orgulham de suas raízes.
Mais do que um livro, um verdadeiro patrimônio histórico e cultural de Itapetinga. Uma obra imperdível.
Lançamento: Biblioteca Municipal Tia Ruth.
Dia: 10 de julho de 2026, às 19h.
Investimento: 150,00 (Valor de mercado editorial: 220,00)
Ascom do autor










