Pular para o conteúdo
Traduções
YouTube Playlist Embed

fraaaaaaaaaDivulgada com estardalhaço e com ares de que o tucano estaria na frente, a pesquisa IstoÉ/Sensus foi considerada uma fraude pelo auditor do Tribunal de Contas do Estado, Eder Carvalho. Segundo ele, a manipulação ocorre quando aumentou o peso ponderado de eleitores da faixa etária de 16/17 anos em quatro vezes além do padrão correto. O Objetivo, claro, é alavancar uma candidatura em detrimento de outra. Saiba mais.

Os números surpreenderam por várias razões. Mas a principal delas é que Dilma aparece com uma projeção de votos inferior ao que recebeu no primeiro turno – o que, por si só, seria um contrassenso.

Leia o texto de Eder Carvalho publicado pelo site Viomundo:

O Instituto manipulou a tabulação dos eleitores por faixa etária, diferente da utilizada pelo TSE, o que impede a verificação de alguns perfis.

Aumentaram o peso dos eleitores de mais de 16/17 anos em 4 vezes (de 1,15% para 4,8%) e dos eleitores de 18 a 24 anos em 2 p.p.

Faixas em que Marina tinha vantagem e que teoricamente vão mais para Aécio.

Além disso, adotaram uma tabulação do número de eleitores por faixa etária totalmente diferente da que está no TSE, impedindo a conferência nas outras faixas acima de 24 anos.

Esses caras são capazes de tudo!

INSTITUTO SENSUS:

Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado, margem de erro e nível de confiança: a)

Ponderação sexo, idade, instrução, nível econômico. Sexo: 48,3% Masculino; 51,7% Feminino.

PS do Viomundo: Nesta campanha a IstoÉ tornou-se um panfleto nas bancas. O objetivo da campanha de Aécio é criar o “fato consumado”. Além de pesquisas “amigas”, parece contar com sites comprometidos a propagar os resultados na blogosfera e nas redes sociais. Quem te viu, quem te vê.

Fernando Brito, do blog Tijolaço, divulgou que a pesquisa foi encerrada e divulgada antes do período acordado com o TSE. Que vergonha!!!!

pA Sensus é tão “exata” que, na próxima pesquisa, fará uma proeza.
Irá divulgar o resultado antes de encerrar a pesquisa de campo.
O documento enviado ao TSE diz que a pesquisa será realizada entre os dias 14 e 17 de outubro.
Mas será divulgada antes, no dia 15.
Provavelmente porque o instituto contratou um vidente para saber os resultados antes destes serem entregues.

Ou então o estagiário que registrou a pesquisa, no sistema do TSE, tenha sido o mesmo que tabulou os resultados da última sondagem, que dava Aécio como “já eleito”. Ou até mesmo, seria o mesmo cara que aprendeu a realizar pesquisas na Bahia, onde o candidato Rui Costa (PT), com 8% ganhou do candidato Paulo Souto (DEM), no primeiro turno, quando este sempre aparecia com 46%.

WhatsApp
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube Playlist Embed
Traduções
YouTube Playlist Embed

POLÍCIA