Enquanto as candidaturas de prefeito estão em fase embrionária em todos os grupos políticos da cidade; e que provavelmente a decisão dos prováveis nomes que disputarão o pleito só ocorra no meio do ano, a discussão nas redes sociais é em torno dos prováveis nomes que disputarão o Legislativo.
Na semana passada um vereador de mandato e um pré candidato a vereador travaram uma acirrada discussão no grupo de WhatsApp denominado Política Itapetinga 100%, o motivo foi uma suposta lista com nomes de prováveis eleitos teria circulado no grupo e o vereador de mandato ficou irritado com a colocação em que seu nome apareceu, o que não lhe daria reeleição, confirmar o que se comenta nas redes sociais.
Pelos “comentários” dos grupos de política nas redes sociais e caso se configurem de fato os nomes como candidatos a vereador nas próximas eleições, os prováveis mais votados seriam esses: no PMDB se falam nos nomes do médico Silvio Macedo, Edilson Lima ou a sua esposa Adriane Brito, Jair Saloes, João de Deus, Zé Baixinho, Lekão, além de Rodrigo Hagge, que se não for candidato a vice-prefeito, comenta-se, que poderá disputar uma vaga no Legislativo. Uma briga acirrada no PMDB, para eleger de 2 a 3 vereadores.
No DEM, comenta-se em Anderson da Nova, Fabiano Bahia, Juescelino Gomes e Naara Duarte com possibilidade de eleição de 2 vereadores.
Ainda no grupo de oposição teria a formação de um outro bloco partidário com o PP, PTC, PSDC e PSDB com articulação de Gildásio Queiroz para tentar a eleição de seu irmão, o radialista Hernando Cardoso e o contador Gilberto, irmão do vereador Alfredo Cabral, que este ano já declarou que não será mais candidato e com isso seu irmão cresceria no seu reduto eleitoral. Pessoas mais próximas a Queiroz, disseram que o mesmo não fará coligação na proporcional com o PMDB nem com o DEM, pois seria um suicídio eleitoral, se ele tem chances de eleger Hernando e Gilberto, pessoas próximas que lhe garantiriam espaço na próxima gestão, independente do resultado para prefeito.
Ainda de acordo com as conversas nas redes sociais, numa composição entre o PC do B, REDE, PSD e PSC a disputa seria por uma vaga, entre os prováveis Gilson de Jesus, Zé Antunes e Marcos Gabrielli.
Segundo os comentários, com chances de eleição são: Amaral Junior e Valéria do cemitério pelo PRP, Nídia Oliveira, Valdeir Chagas, José Roberto Menezes, Jaci Almeida e Geovane pelo PDT, Valquírio Lima do PR, no PT os secretários Jeremias Pereira e Sidinei Mendes, já no PSL, Neide da Vila, Romildo Teixeira, Tiagão de Bandeira e Álisson de Palmares, e no PTB, João Carlos, Cláudio Paiva, Rogerão e Diego Rodrigues. Segundo os “entendidos” na política, com possibilidade de fazer de 8 a 9 vereadores.
Mas, espere um pouco, só existem 15 vagas,e nas contas dos prováveis eleito, este número ultrapassa a quantidade de cadeiras. É evidente que tudo vai depender da montagem da coligação na proporcional.
Deve se observar que o tempo de campanha diminuiu e quem está no exercício do cargo e trocou de partido, terá que trabalhar dobrado para informar seus eleitores seus novos números, já os que mantiveram os seus números, e os novatos, não terão tanto trabalho assim.
É evidente que essas são apenas conversas nas redes sociais e nos bancos políticos, tudo vai depender do cenário político no momento.
Por Régis Oliveira, para o Cidade Acontece












Dos atuais voltam no máximo 6 ou 7
Gostaria de manifestar o meu mais profundo sentimento de agradecimento às pessoas que fizeram se lembrar do meu nome nessa matéria. E desde já deixar claro que coloquei o nome a disposição para pleitear um cargo na câmara de vereadores de nossa amada cidade, não para ser mais um e sim para fazer a diferença!
Rapz, se Queiroz fizer o irmão como vereador, o cara é o bicho, ele é articulador, Hernando Cardoso é gente boa
Agora sei porque o PT do B saiu do bloco Unidos por Itapetinga Foram enganados na eleição passada pelo Queiroz que queria elejer o filho e agora quer elejer o irmão. esse Queiroz não é de bricadera
Sem dúvidas nenhuma vi acima ótimos nomes, mais vale ressaltar que dos 15 que estão vereadores, 7 ou 8 não se reelege, e acredito que nomes como o de Anderson da nova, Rogérão e Cláudio Paiva, se eleito fará um belíssimo trabalho, parabéns pela matéria.
Pra me volta só uns 6 dos que estão aí, o povo tá desacreditado em politicos, mas como dizem que politica é uma caixinha de surpresa, vamos ver
Amaral, Nidia, Valquirao, Valdeir, Jaci, Zé Roberto, Neide e ROMILDO??? kkkkkkkkk Se isso acontecer meu amigo, a população de Itapetinga realmente merece passar oq ta passando, francamente espero que mude 80% daquele legislativo!!!
Lekão e cláudio será que tem chances de se elegerem veredor? sei nao eles nao tem dinheiro pra comprar votos. vereador tem que comprar votos, eles são duros
Só em dizer que Lekão e Claudio não vão comprar votos, eu já direciono meu voto voto para um deles.
Primeiro quero parabenizar o blogueiro Roberto Alves pela matéria. Vejo que dos 15 vereadores só 7 serão reeleitos. Sobre o questionamento do comentário de ‘Compador de Voto’, está política cidadão tem que acabar, pois veja o nosso país como está. Acredito sim que muitos dos pré candidato serão eleitos pela consciência do povo exclusive os pré candidatos Lekão e Claudio Paiva dois jovens que tem serviço prestado a comunidade e a classi trabalhandora. Para ser um bom nome não precisa mostrar seus feitos a ninguém, isto acontece por conta própria. Para toda ação tem uma reação…
Meu voto é em um dos novos vereadores. Quem já ta não recebe meu voto nao
eu não voto no estuprador, os outros eu vou ver se merece meu voto
Ednajara disse que não vota no estuprador, mas além do estuprador tem mais bandidos nessa camara, sei nao viu, a casa de muita gente cai. Não decidir meu voto ainda, mas sou contra a compra de votos, vou aguardar a hora certa
ouvi essas mesmas palavras de dede morais em 2008 lá no otavio camões e disse mais depois ganhou em outubro quando pegou a posse em janeiro já estava morando em cima da ksabor em 2012 perdeu por 4 votos esse ano perde por 400 devido não reconhecer as origens e o povo que o elegeu lembre-se de uma coisa lekão o homem sai do gueto mais o gueto nunca sai do homem
Muitas águas vão rolar, a verdade é que tá todo mundo o com o C### na ratoeira