Vereador Valdeir Chagas é eleito presidente da Câmara
A eleição para presidência da Mesa da Câmara de vereadores de Itapetinga, biênio 2015/2016, aconteceu nesta quarta-feira, (16), em uma sessão especial no plenário Dr. Ulisses Guimarães, na Câmara de vereadores. Em meio a muito tumulto feito por vereadores de oposição, principalmente a vereadora Naara Duarte, que não se conteve e se jogou em cima da urna de votação, posteriormente liberada para que os vereadores pudessem votar.
De acordo com a Lei Orgânica do município de Itapetinga, o artigo 36º – “A mesa da câmara municipal será composta de um Presidente, um Vice-Presidente, um Primeiro e segundo Secretários eleitos para um mandato de dois anos, vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente”.
Artigo 3º do Regimento Interno – “O mandato da Mesa da Câmara será de 2 (dois) anos.
Parágrafo único – “A eleição da renovação da Mesa ocorrerá até o dia primeiro de Janeiro, em sessão especial, convocada em horário a ser definido pelo plenário, cuja posse se dará imediatamente, para vigência do biênio seguinte, a partir do primeiro dia do ano”.
Artigo 19 – “A eleição renovatória da Mesa da Câmara ocorrerá até o dia 1º de Janeiro, quando da instalação da legislatura, para mandatos de dois anos, proibida a reeleição”.
Artigo 20 – “Expirado o mandato da Mesa, serão realizadas eleições para o biênio seguinte, na mesma data do artigo antecedente, podendo ser antecipada, onde todos vereadores presentes exercerão o direito de voto”.
Quando a presidente Nídia Oliveira, na sessão do dia, (10-04-2014), colocou em votação o horário e data, para que fosse realizada a sessão especial para eleição da nova Mesa da Câmara de vereadores, foram 6 votos favoráveis e 5 contrários.
“Foi realizada uma sessão especial, com respaldo na Lei Orgânica e no Regimento Interno. Os últimos presidentes todos foram eleitos e todas as eleições foram realizadas antes da última sessão ordinária. Foi uma sessão especial, toda fundamentada nos artigos que tratam da eleição da mesa. E a Lei Orgânica é clara: disse que as atribuições de membros da mesa e a forma de suas substituição, as eleições para sua composição e os casos de destituição, serão todas definidas no Regimento Interno da Casa. Então não existe nenhum ato de ilegalidade”. Disse o Advogado, Fábio Jules. O vereador Amaral Júnior, disse que foi agredido com uma cotovelada, pelo sr. Jerisvaldo Pereira, assessor do vereador Renan Coelho. O edil falou que prestará quixa contra Jerry.
Por Roberto Alves












Manobra de malandro.
A sessão poderia ser considerada válida, se não fosse realizada com tanta pressa. Em menos de 20 minutos, votaram, computaram os votos, fizeram ata, assinaram..ufa..e correram com medo do oficial de justiça… Se era Legal, dentro dos ditames legais, porque não fizeram na tranquilidade, sem pressa.
Como sei que esse blog não tem credibilidade e não aceitará o comentário, mas serve a observação
credo, coisa feia. essa naara gosta de se aparecer
valeu meu presidente, sai fora naara. vcs perdeu
tem que saber perder gente, parabens aos vitoriosos
acho que tem que ser na calma. nao precisa brigar. tem farinha pra todos, mas quero a minha primeiro
isso é uma falta de respeito, como pode brigar na frente das pessoas , que vao a casa do povo.chega!
O POVO TA DE OLHO EM VCS, CUIDADO. PROJETO QUE É BOM NADA.
TEM GENTE QUE SO FALA, SO CRITICA, PROJETO, NADA
Ninguém merece ficar vendo esta baixaria desta vereadora ,ela perdeu a compostura,e ainda quer ser representante do povo,ela ofende nós mulheres,veja o que ela falou da vereadora Nídia em uma seção passada ela já era p estar fora a muito tempo e ainda diz que é evangélica, acho que ela tem muito que aprender quem não sabe perder, não entra .