José Otávio ajudou o grupo de Michel voltar à cena política
Em 2016, passando por cima das suas próprias palavras, o ex-prefeito José Otávio Curvelo, que anos antes havia dito que “água não se misturava com óleo”, e que, por questões de foro íntimo jamais se juntaria com o também ex-prefeito Michel, fez pior: se aliou ao seu inimigo político e acabou ajudando a ressuscitar o grupo do MDB no município.
Michel vinha de duas derrotas impostas pelo petista José Carlos Moura. Na primeira, em 2008, Moura venceu o então gestor do MDB, que buscava a reeleição, por 6.388 votos de frente.
Buscando sua reeleição, em 2012, o então prefeito José Carlos Moura venceu novamente o grupo michelista por uma frente de 3.645 votos. A disputa foi contra a candidata do MDB na época, Kátia Espinheira, que havia sido vice-prefeita na chapa do então prefeito Michel.
Até 2016, o grupo michelista politicamente estava “morto e enterrado”, porém, com a subdivisão que ocorreu dentro do grupo do então prefeito José Carlos Moura e a aliança de Michel com José Otávio e Renan Pereira levou Rodrigo, neto de Michel à prefeitura.
A junção na época com os Democratas trouxe de volta à cena política o grupo do MDB, que sozinho não voltaria ao poder. Para isso, teve um acordo: caso o gestor do MDB fosse reeleito, Renan, que ficou na vice de Rodrigo, seria o próximo candidato a prefeito apoiado pelo grupo do MDB.
Em 2020, com a oposição dividida, Rodrigo foi reeleito, e agora, em 2023, o gestor do MDB já deu sinais de que o acordo com o ex-prefeito José Otávio Curvelo e com Renan Pereira, não será cumprido, uma vez que o prefeito já abraçou seu tio para ser o próximo candidato à prefeitura apoiado pelo grupo do MDB.
Rodrigo está tão voraz para lançar um candidato da sua própria família à prefeitura, que inclusive já descarta até mesmo o nome do seu aliado, que se encontra em primeiro lugar dentro do seu grupo nas pesquisas do MDB, o presidente da Câmara, o vereador João de Deus. Essa semana na sessão da Câmara, João disse que não retira seu nome e que a sua candidatura será mantida.
Por Roberto Alves
Este pleito será mais doce q o mel! Tá bem divertido! E olha q nem começou pra valer!
Um atraso para Itapetinga essa velha política. Itapetinga só faz perder