O governo federal e a Caixa Econômica Federal anunciaram, nesta sexta-feira (22/12), ações para apoiar catadores e catadoras em todo o Brasil. Os anúncios foram feitos no encerramento da 10ª edição da Expocatadores, em Brasília (DF), com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
No evento, foi celebrado Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Caixa, a Secretaria-Geral da Presidência da República, o BNDES e a Fundação Banco do Brasil, com o objetivo de dar suporte às redes de cooperativas por meio de edital conjunto que será lançado em 2024. O edital prevê um investimento total de R$ 60 milhões. “Tudo o que eu quero é que as catadoras e os catadores parem de ser invisibilizados na sociedade. Quero vocês orgulhosos do trabalho fundamental que vocês fazem”, explicou o presidente Lula.
Segundo o diretor de Sustentabilidade do banco, Jean Benevides, é uma honra para a Caixa, apoiar e patrocinar eventos como esse, “que discutem uma agenda tão importante para o Brasil e para as catadoras e os catadores, que prestam um serviço ambiental para todos nós”, ressalta.
O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, do diretor de Sustentabilidade da Caixa, Jean Benevides, e outras autoridades também participaram do evento.
O evento contou com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). “Catadores da Bahia, do Brasil e do mundo se reúnem aqui em Brasília para participar dessa grande atividade que valoriza a categoria dos catadores”, disse André Dantas, consultor técnico da empresa CVR – Central de Valorização de Resíduos de Ilhéu, presente em Brasília.
Em Brasília, André se reuniu com ministro Márcio Macedo, responsável pelo programa pró-catadores, criado por Lula em 2003, extinto por Bolsonaro, sendo reeditado por Lula. “A partir do ano que vem esse programa já tem uma previsão de investimento na ordem de 60 milhões de reais…”, disse André, após o encontro com Macedo.
Ainda de acordo Dantas, que também é presidente do PT de Itapetinga, na Bahia, Itapetinga perdeu o prazo em agosto, pois não cumpriu a lei 12.305/2010 e o município continua descartando os resíduos de forma irregular. André Dantas também esteve com governador Jerônimo. Cerca de dois mil catadores de todo país estiveram presentes no evento.
Cidade Acontece, com informações
Correio Brasiliense


















Hoje o Brasil tem presidente