O documentário As Chaves de São Pedro: Tradição, memória e identidade, foi construído no intuito de homenagear a história e trajetória da festa religiosa e cultural do São Pedro de Macarani. A festa secular, tem como objetivo resgatar e compartilhar as memórias e a importância desta festividade que, há décadas, une a comunidade local, perpetuando tradições que são fundamentais para a identidade do povo macaraniense.
Por meio de imagens e relatos emocionantes, o documentário mergulha na história dessa festa que vai muito além da religiosidade, sendo um elo entre gerações e um espaço de fortalecimento de vínculos sociais.
A produção se propõe a documentar a vibrante celebração de fé, música, e religiosidade que transforma Macarani em um ponto de encontro de histórias, vivências e memórias que atravessam o tempo.
O documentário é uma oportunidade única para conhecer e valorizar as raízes de uma das mais emblemáticas festas populares do interior da Bahia. Através deste projeto, buscamos dar voz e visibilidade as memórias de quem vivencia a festa, ampliando o entendimento sobre a importância da preservação cultural e da identidade local.
O documentário foi lançado, e teve exibição em Macarani, na última última sexta-feira, dia 21 de fevereiro, no Centro Missionário São Pedro.
O documentário conta com a Direção e Roteiro do antropólogo e pesquisador Miller Ferraz; produção executiva de Gabriel Ferraz e Valdeique Oliveira; produtores culturais, edição e filmagens do filmaker Pedro Barros.
O projeto foi realizado em parceria com a Associação de Cultura e Turismo de Macarani — ACTM e contemplado nos editais da Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, através do munícipio de Macarani. O documentário está disponível no canal do YouTube da ACTM—https://www.youtube.com/@culturaeturismo.macarani
Ascom do projeto