Pular para o conteúdo
Traduções
YouTube Playlist Embed

solange nogueiraSem ter que ir ao passado mais longínquo da humanidade, se nao fossem as duas grandes guerras mundiais e suas consequências nefastas já conhecidas, o ser humano hoje não tentaria viver da forma pacífica em que vive. Se não fossem as grandes revoluções, sobretudo a Francesa, não teríamos evoluído tanto em termos de direitos e liberdades! Se não fossem todas as barbaridades cometidas ao largo da História e sobretudo, e o mais importante, as aprendizagens decorrentes delas, certamente viveríamos ainda como selvagens dando vazão aos nossos instintos mais primários, que seriam incontroláveis (alguns seguem ainda aí dentro de nós à espreita de mecanismos que os façam vir à tona). Mas evoluímos! E nos educamos, educação essa, que consiste exatamente no controle dessas emoções desenfreadas.

Já dizia, creio que Nelson Rodrigues, que “toda unanimidade é burra”. Então, nos dias atuais em que já somos supostamente educados, discordar, contestar, questionar, lutar com ideias, divergir em ideologias, faz parte dessa busca humana por um mundo melhor e por um SER melhor. Pois dos conflitos e divergências nascem o entendimento, o crescimento e a mudança. Tudo isso é natural dentro desses princípios conquistados, e com muito sangue derramado, por aqueles nossos irmãos e heróis. Mas o que  tenho visto  ocorrendo no Brasil há uns dois anos, quando comecei a acompanhar esse processo, em relação às opiniões das pessoas e seus comentários sobre a política, ou melhor dizendo, sobres as pessoas políticas, é uma total negação de qualquer princípio básico de ser humano evoluído, ou de qualquer exercício saudável da cidadania.

Essa constante exibição de vulgaridade , de desrespeito, de agressão sem dó nem piedade às figuras humanas que são os políticos, que, bem ou mal, nos representam, me choca profundamente em todos os dias que acesso as redes sociais e leio as notícias do  Brasil em geral, e de Itapetinga em particular.
Esses comentários são oriundos de gente comum, gente como eu, como você, gente como a gente, com filhos a quem dá exemplo, que tem um  dia a dia difícil como todos, que frequentam Igreja, que têm formação superior, outros que não têm nenhuma formação acadêmica, enfim, de todo tipo de gente e de todas as classes sociais. É um verdadeiro “derramamento de sangue” online sem nenhum objetivo, que não seja ferir e denegrir as pessoas, já que são discursos vazios e sem qualquer argumentação lógica  ou busca de compreender a realidade.

Quando vejo essas pessoas defendendo o linchamento e a prática da “justiça” com as próprias mãos, quando vejo o extremo machismo e misoginia exibidos num adesivo de uma mulher e mãe (a Presidente), e o que é pior, a partir de uma  brilhante “ideia de uma outra mulher; quando vejo as agressões sem limites a todos que representam o que essas pessoas passaram a ver de forma fanática e descontrolada como uma “seita satânica”, e o nível de palavras aberrantes que usam em prol, DIZEM, de defender o Brasil, num perigoso nacionalismo que sempre conduziu, ao largo da História, ao extremo conservadorismo e ao fascismo; quando vejo o Prefeito de Itapetinga na figura humana de José Carlos Moura (PT), (no momento mais difícil da sua vida) ser desrespeitado da forma que foi e é, o mínimo que me ocorre é que o ÓBVIO virou algo discutível  no Brasil! O óbvio como é natural concluir, consiste no mais básico e elementar das relações humanas, naquilo que nos distingue de bárbaros e selvagens! A questão, não se enganem não tem nada que ver com quem governa, ela é muito mais profunda e ultrapassa tudo isso! Cabe uma séria reflexão e autocrítica da sociedade como um todo e de cada um de nós em particular. E num país onde são abertas 14 mil igrejas evangélicas ao ano (li isso, não sei se é verdade) onde  supostamente se prega a paz e tolerância e os ensinamentos cristãos, isso se torna particularmente mais urgente! Enquanto destilam ódio e agressões e vão às igrejas como se nada tivesse acontecido, e se sentindo os “eleitos” de Cristo, a novela e o campeonato de futebol estão bombando de audiência, e esse povo ao qual me refiro, os espalhadores  do ódio, se afunda cada vez mais na alienação, sem saber, aliás, sem ter a menor consciência, que ele faz parte do “show”, que ele é parte de tudo que vive e do que se queixa. Parte fundamental e DECISIVA de todos os erros que aponta nos outros, e por ignorar isso, o ciclo (cruel das injustiças e de todos os desmandos do País) se repete indefinidamente!!!!

Por Solange Nogueira/Advogada

WhatsApp
Facebook
Email

14 comentários em “PRETÉRITO IMPERFEITO”

  1. Hildeberto Nogueira

    Naturalmente a linha de raciocínio de Solange Nogueira provocarnos reflexões: alguns simplemente criticam porque não enxergam um palmo a sua frente. Outros em decorrencia de um planejamento estratégico, de interesses escasos ,inconfessável. Ambos tem um ponto em comum: a pequenez da alma humana. A democracia faz- se primeiro nas mentes e corações humanos e não por intermédio do ordenamento jurídico.

  2. Nao tenho o q acrescentar prima, vc disse exatamente tdo. È triste,falam em democracia, liberdade de expressão, mas nao sabem o verdadeiro significado disso.

  3. Não entendir muito bem o comentário da amiga Solange e não sei ou sei, a quem ele se dirige com tal texto, porém não cabe a mim entrar nesta briga, mas, ao se referir a um povo alienado, sendo este povo o escolhido por Deus, cara amiga, você está completamente equivocada, este povo não é alienado a ninguém, aliás ele sabe escolher muito bem o destino de um país, rogo ao Deus Pai que um dia você também conheça pelo menos um pouquinho da essência que este povo tem com Deus.

  4. Amiga Solange, falou tudo e deixou muita gente a pensar, já que o seu texto mexe com uma grande massa de medíocre que existe em Itapetinga.Uma linguagem direto aos pobres de espíritos que ainda por aqui existem. Principalmente nos meios de comunicação. Solange, seu texto diz tudo. Quem tiver coragem que leia. Esperamos mais, amiga.

  5. Stela Emilia Gusmão

    E, a história vai se repetindo, não mais na essência da anterior mas com outras nomenclaturas, ditaduras sendo substituídas por outras num cerceamento dos direitos individuais e coletivos, por ideologias ou religiões proclamando e/ou legitimando tais pensamentos. Bravo Solange muito bom ler o seu texto.

  6. Stela Emilia Gusmão

    E, a história vai se repetindo talvez não mais na essência da anterior mas com novas nomenclaturas, ditaduras sendo substituídas por outras num cerceamento dos direitos individuais e coletivos, por ideologias ou religiões proclamando e/ou legitimando tais pensamentos. Bravo Solange Ribeiro Nogueira, muito bom ler seu texto.

  7. Caro amigo Amaral : está existindo uma distorçao total no seu comentario sobre o que escrevi, e vindo de voce, certamente nao intencional. Jamais disse isso que vc interpretou. E como gosto da justiça em tudo, lhe peço, com carinho, que releia meu texto
    Um abraço
    Solange

  8. Caro amigo Amaral : está existindo uma distorçao total no seu comentario sobre o que escrevi, e vindo de voce, certamente nao intencional. Jamais disse isso que vc interpretou. E como gosto da justiça em tudo, lhe peço, com carinho, que releia meu texto
    Um abraço
    Solange

  9. Pastor Thiago Vitoria da Conquista

    Não entendi qual o ponto em que o amigo Amaral se sentiu ofendido. Notei uma visão clara e um pensamento lógico no texto da autora. O mal também pode estar nas igrejas,de forma disfarçada

  10. Solange Ribeiro Nogueira, a “barbárie” nos tempos “internéticos” parece não fazer as pessoas pensarem e sim, seguir – não sei por qual motivo – qualquer coisa que no entender íntimo, parece ser o certo ou acho que para fazer “média” com esse ou aquele(a) movimento/pessoa. Basta postarem o “siga-me” e aí as pessoas fazem a fila sem procurar raciocinar se é esse o seu pensamento. O país passa por um deslumbramento democrático ou anárquico em que pensa que tudo pode. É uma ordem desordenada que parte das fileiras principais dessa terra tupiniquim, que são os políticos, unfortunately!

  11. Amigos: Obrigada pelos comentarios tao lúcidos. Como nós sabemos, a democracia nao é um processo acabado, tem que ser cultivado a cada dia, aperfeiçoado constantemente, porque parece que existe uma fragilidade ( inerente) humana ,que ,a depender das situaçoes, pode voltar a buscar regimes totalitarios. Entao cabe à sociedade atuar, nao ficar omissa diante de tanta barbaridade que ocorre debaixo de seu nariz! Enquanto o tráfico, por exemplo, toma conta do Congresso ,na figura de deputados financiados pelo mesmo, sem falar de outras aberraçoes, a sociedade brasileira fica de platéia assistindo!! Se nós, os bons e normais, que temos essa vida comum à qual me referia, nao participamos de forma ativa para escantear esse tipo de bandidos, jamais vamos poder construir um mundo melhor!! E seguramente a forma de atuar nao é destilando odio na internet, mas fazendo uso dessa mesma democracia, que nos dá esse direito! Bjss

  12. Quanto tempo amiga Solange, ainda bem que a internet nos dá essa oportunidade maravilhosa de estarmos conectados com pessoas que estão distantes, li o seu escrito, vi também alguns comentários, mas é isso amiga, a democracia nos permite concordar e discordar. Vc continua provocadora como sempre, sempre pundo um “X” nas questões, com situações polêmicas, fico feliz em ver parte da imprensa a começar a mudar e dar oportunidade a pessoas inteligentes a publicarem suas opiniões. bjsss amiga.

  13. Antonio Manzano Sánchez

    Parabens amiga Solange, pela coragem, profundidade, conhecimento e lúcidez da mameira que abordou o assunto, só assim, as pessoas possam raciocinar com mais inteligência, lógica e coerência sem agredir.
    Continue contribuindo pelo enriquecimento das idéias.
    Un Saludo!!!

  14. ◘ • ◘..Legal Solange o que vc escreveu acima, uma realidade,
    em que temos que acordar para isso tudo, continue escrevendo “..”..dando seu recado, que tem endereço certo, amei o que vc escreveu, muito profundo..♠
    Agora quero chamar atenção para o nosso Pais a respeito dos esportes..no Pan..2015..♠
    “As Estatais brasileiras, como a Petrobras, os Correios e outras, tem aumentado seu patrocínio para estes esportes. O resultado: o Brasil tem aumentado o número de vitórias e medalhas a cada ano. Os Jogos Pan Americanos de Toronto são exemplo deste avanço. Pela primeira vez na história somos a terceira força no PAN. Passamos de Cuba e só estamos atrás dos EUA e do Canadá. Não há dúvida. É tudo culpa do Lula. Também por isto querem golpear a democracia e derrotar o projeto político que vem mudando o Brasil pra melhor, até mesmo nos esportes. É claro que o empenho de cada atleta é fundamental nesta caminhada. Mas se não tivessem este apoio, estes atletas teriam o mesmo resultado? Talvez muitos nem chegassem lá para obter estes resultados. Hora de reconhecer que Políticas Públicas ajudam. E Políticas Públicas ajudam, quando os governantes querem o bem do País e do povo. Tem que desenhar?”
    ****..BRASIL PAIS DE FUTEBOL? NÃO ! PAIS DE TODOS OS ESPORTES, GRAÇAS AO GOVERNO DO POVO PT DE LULA E DILMA…◘ • ◘
    (Hugo P. Sousa)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube Playlist Embed
Traduções
YouTube Playlist Embed

POLÍCIA