Filmado por José Henrique Fernandes, o vídeo é uma relíquia e um prato cheio para os saudosistas e amantes de antigas imagens de Itapetinga, sudoeste da Bahia.
A película (preto e branco) tem duração de 2:22 (dois minutos e vinte e dois segundos), e começa mostrando o comércio local, a exemplo do antigo prédio da Casa Andrade, de seu Arlindo Andrade, onde hoje funciona uma lanchonete. Carros da época, como kombi, rural, jeep, dentre outros também aparecem na filmagem. Facilmente se vê o local da Coopardo e a 1ª igreja Batista. Veja vídeo:
Os trechos são editados e a filmagem ainda mostra o Mercadão Municipal (derrubado na gestão do prefeito José Marcos Gusmão); além de parte da feira livre. Depois a edição já nos mostra um “Encontro de amigos” na chácara do padre Altamirando.
O final fecha com chave de ouro, mostrando o saudoso jornalista Flávio Scaldaferri, que parece ter acabado de chagar à chácara do padre com uma criança nos braços – provavelmente um de seus filhos. Um fusca branco e uma Brasília vermelha aparecem no local. E fechando, o padre Altamirando e ex-prefeito de Itapetinga é visto entrando com algo nas mãos.
Flávio Simões Scaldaferri, fundador do jornal Dimensão, em 1971, morreu em 30 de março de 2003, aos 58 anos; nasceu em Nazaré das Farinhas, no Recôncavo Baiano, fixou-se em Itapetinga desde a década de 60.
Padre Altamirando Ribeiro dos Santos governou Itapetinga, de 1971 a 1973. Nasceu no dia 16 de dezembro de 1926 na cidade de Rubim (MG). Chegou a Itapetinga no ano de 1962 como pároco da Igreja Nossa Senhora das Graças. Seu mandato de apenas dois anos como prefeito de Itapetinga, se deu por conta da regularização do calendário político nacional. Altamirando foi morar na cidade de Paragominas no estado do Pará, onde foi pároco auxiliar de uma igreja, e faleceu em 25.11.2005.
O vídeo foi postado às 23:49h no grupo “Políticos de Itapetinga” na última quinta-feira (12.03) pelo ex-vereador Gildásio Queiroz. “Foi um amigo meu de Salvador que me mandou”, disse Queiroz.
Pelo contexto político do padre, é provável que o vídeo se passa na década de 70, mas sem uma data específica. Se você leitor tiver alguma informação sobre esse raríssimo material, pode deixar nos comentários. Nossa homenagem ao jornalista Flávio Scaldaferri e ao ex-prefeito de Itapetinga, padre Altamirando Ribeiro (saudosos).
Trilha sonora: Louis Armstrong “What A Wonderful” de 1968.
Por Roberto Alves













Meus parabéns, Roberto e ao seu trabalho, por mostrar esse belíssimo vídeo. Realmente raro. Ainda com seu conhecimento nos deu o prazer de fazer um breve histórico. Moro em Salvador, e me chamo Carlos Alberto de Souza e por muito tempo morei em Itapetinga, saindo daí em 1980.
O padre fez muito por Itapetinga, mesmo sendo somente dois anos seu mandato
acho que foi em 1974 esse vídeo, o padre já tinha deixado aprefeitura
Que coisa linda, muito bom, parabéns
Parabéns pelo texto e pela relíquia, é preciso mostrar isso, é preciso mostra a nossa história
Roberto esse texto foi genial. Até q fim vc postou uma coisa que presta
E foi?
Fico curioso em saber quem são essas outras pessoas que aparece no vídeo. Obrigado por compartilhar esse vídeo com os leitores do blog cidade acontece.
Roberto, quem gravou foi Zé Henrique, ele tem mais, procura ele
Essa história não pode se perder, parabéns!!!!
A película está descolorida, não em preto e branco. Valeu pelo conteúdo histórico.
São imagens raras, parabéns ao blog
Essas crianças são filhos de Flávio? Alguém sabe?
Zé Henrique é engenheiro e fica perto da praça do Alfredo Dutra, que legal, realmente muito show
Esse sítio é próximo a Piaba na nova Itapetinga
Anos 70 essa época, Flávio era muito amigo do padre
muito raro, foi emocionante assistir, parabéns pelo post
Gosto de ver esses vídeos antigos de Itapetinga, esse é bom, mostra como era nossa gente no passado
Flavio com sua família, no sítio do padre
Gostei também da música, combinou com as imagens
Flavio era um bom comentarista político
Achou onde essa relíquia? muito lindo mesmo
Esse padre era muito carismático e um grande político também, pena que só governou 2 anos
Bom trabalho, viva o cidade acontece, sucesso sempre
Muito gente boa, pena que não sabemos quem são essas outras pessoas que aparecem
Confesso que me emocionei ao ver esse vídeo
Roberto, procura o pessoal do Dimensão, eles são os herdeiros de Flávio e talvez estão aí nessa filmagem, ou pode ser as próprias crianças
A viúva de Flávio sabe a data, seria bom perguntar a família, dica.
Um presente para Itapetinga, bons tempos, todos eram felizes, pelo menos é o que se mostra e se pode notar
Já copiei e guardei esse vídeo
Um pedacinho da história, ainda me lembro da casa Andrade e faz pouco tempo que acabou
pela primeira vez estou aprovando uma matéria deste blog, menos politicagem e mais conteúdos bons e legal de se vê como esse, Parabens!
Meu saudoso amigo Flávio, gente boa, que esteja em paz ond eestiver
Eu pegava carrego aí nessa feira, e lanchava no CAFÉ POPULAR, do saudoso “véi” Agnelo, pai do meu ex-colega do “Dutra”, Henrique Feitosa, (Alicate).