Pular para o conteúdo
Leia na íntegra o desabafo do Dr. Décio Montenegro, publicado na página do seu faceBook, na tarde desta quarta-feira (25.01), com relação a saúde do município de Itapetinga (BA)
dr decio montenegroESTA MENSAGEM É DESTINADA À POPULAÇÃO DE ITAPETINGA-BA E AOS MÉDICOS DE TODA A REGIÃO: BOM DIA A TODOS. MUITOS ME PERGUNTARAM POR QUE EU OPTEI POR IR EMBORA DESTA CIDADE… HOJE EU RESPONDEREI…
> Sou Cirurgião e em 2016 decidi ir trabalhar, dentre outros lugares, em Itapetinga-BA, no Hospital Cristo Redentor. Fiquei lá por cerca de 7 meses, trabalhando como Cirurgião e na UTI. Fui muito bem recebido pelos funcionários que trabalham na assistência ao paciente (aqueles que cuidam diretamente dos pacientes), bem como pela população daquela bela cidade. No período que estive lá, juntamente com estes funcionários, pudemos fazer algumas cirurgias nunca antes feitas nesta cidade, a maioria delas pelo SUS, sem receber 1 centavo por elas, pois as cirurgias eletivas eram incluídas no plantão, não remuneradas e ainda era cobrado que batêssemos metas. Assim, aos trancos e barrancos, conseguimos ajudar muitas pessoas.

Chegou um momento em que os trancos e barrancos cresceram muito (dentre eles, alguns citarei abaixo):

– Eu era obrigado a mudar prescrições de pacientes porque havia acabado o soro glicosado. Tinha que usar antibióticos mais fortes sem indicação pois havia acabado o antibiótico mais fraco que ele vinha em uso.
– Corria risco de converter as cirurgias por videolaparoscopia porque o gás de CO2 acabavam durante os procedimentos (pois não havia qualquer dispositivo que quantificasse o gás disponível), colocando o paciente em risco.
– Passamos a não poder operar mais quando ficamos várias semanas tendo somente 1 bisturi elétrico disponível para um centro cirúrgico com várias salas.
– Durante muito tempo operávamos com aventais e campos cirúrgicos rasgados, aumentando o risco de contaminação.
– Os pacientes que internavam por via particular começaram a reclamar muito das condições de hotelaria (uma me relatou que pediram pra ela sair da cama pra subirem em cima da mesma para consertar a lâmpada).

– Pacientes me procuravam no consultório afirmando que seus papéis de alta (incluindo receitas de antibióticos para casa, relatórios da cirurgia e atestados) não estavam sendo entregues.

– Por ora, me restringirei aos comentários estruturais e não incluirei neste texto as DENÚNCIAS que poderia.

Por melhorias, passamos a suspender as cirurgias eletivas. Ao invés destas melhorias serem realizadas, começamos a receber pacientes dizendo que a cirurgia deles havia sido cancelada porque os médicos não queriam operar.

POR QUE RESOLVI ESCREVER ISTO AGORA?? PORQUE UMA HORA CHEGAMOS AO NOSSO LIMITE.

O atraso nos pagamentos sempre foi uma constante. Depois de muita enrolação, acertamos um acordo para receber os nossos salários com no máximo 90 dias de atraso (no dia 30 do terceiro mês seguinte ao mês trabalhado). Isto só foi respeitado no primeiro mês, passando a seguir para dia 5, 6, 7 do quarto mês, e assim por diante).

O resumo disto tudo é que ainda não recebi meu pagamento de setembro/16; cirurgia de convênio feita em junho/16 ainda sem pagamento.

Na semana passada, conversei com funcionárias da administração do hospital (que por enquanto não vou citar nomes) que relataram que o prefeito garantiu que o seria tudo acertado até o dia 24/01/17 (ontem), mas isto não ocorreu.

E sabe o que estamos recebendo de resposta?? SEM PREVISÃO PARA PAGAMENTO.

Daqui a 5 dias teremos que receber o pagamento de outubro… e aí? Por isto, quero esclarecer à população de Itapetinga que o único serviço hospitalar público de saúde que vocês têm à disposição vive em meio ao caos e limita a qualidade da assistência médica.

Aos médicos da região, que por ventura pensem em ir trabalhar lá, NÃO VÃO!! SEJA DE QUEM FOR A CULPA, O CONJUNTO (HOSPITAL/PREFEITURA/FUNDAÇÃO/SESAB) CONSTITUI UM PÉSSIMO PAGADOR!

PROCUREM OUTRO LUGAR PRA TRABALHAR.

Quem tiver alguma condição e precisar de assistência de saúde, sugiro procurar a Policlínica. Embora eu nunca tenha trabalhado lá e não conheço o serviço, NÃO RECOMENDO O HOSPITAL CRISTO REDENTOR em Itapetinga-BA. Aos meus pacientes da cidade e da região, espero que tenham entendido porque eu não trabalho mais aí.

Fonte: FaceBook/Dr. Décio Montenegro

WhatsApp
Facebook
Email

35 comentários em “ATENÇÃO PREFEITURA: MÉDICO SE REVOLTA E “LASCA A MADEIRA” NA SAÚDE DE ITAPETINGA”

  1. Interessante que tudo de ruim que houve na gestão passada, o prefeito que ainda não tem nem trinta dias de trabalho, tem que resolver os problemas de 04 anos. Não digo pelo que o médico disse, por todos outros problemas citados nesse blog.

  2. até que enfim alguma abriu a boca pra contar esses absurdos na saúde de nossa cidade… meu Deus até quando esse descaso???

  3. até que enfim alguem abriu a boca pra contar esses absurdos na saúde de nossa cidade… meu Deus até quando esse descaso???

  4. Não estou aqui para defender ninguém pois… Moro em Itapetinga mas… Voto em outro lugar mas….. Esta denuncia so recai para a administração atual (prefeito) pq não se rebelaram médicos, Funcionários públicos e outros q ate paralisaram os serviços final de ano em varias areas. Acho uma vergonha reclamarem agora… A cidade precisa é de apoio num momento deste e não incentivar a médicos nem virem para k. E ai se ouvirem isso e realmente não.vierem quem vai sair perdendo?? A população q vcs dizem.. “amar” ! O incentivo deveria ser (população de Itapetinga se possível vão embora desta cidade pois… Esta um caos em geral a anos) acho q desta maneira mostraria um pequeno gosto pela população itapetinguense!!

  5. Funcionária do Cristo

    Esse Prefeito falou q tinha solução pra tudo. Prometeu mundos e fundos. Toma q o filho é seu. Vcs tem que pagar os médicos, se virem

  6. É muito cedo cobrar do novo prefeito a solução dos problemas gerados na administração anterior.
    Respeito muito o direito do trabalhador, seja quem for, agora Décio você demorou muito para falar, já que deu tanto crédito para o antigo prefeito, acho que deveria ter um pouco mais de paciência com a atual administração de Itapetinga, afinal ele não tem nem 30 dias que assumiu o cargo.
    Só quero deixar bem claro que não moro em Itapetinga e muito menos sou eleitor dessa cidade.

  7. Realmente ele prometeu, organizar a casa. Porém vocês querem que tudo se resolve em 24 dias a bagunça de 8 anos. Me poupe com seu comentário.

  8. Realmente ele prometeu organizar a casa. Porém vocês querem que tudo se resolve em 24 dias a bagunça de 8 anos. Me poupe com seu comentário.

  9. Na campanha todo mundo jura que vai fazer e acontecer, mas depois, nada. Vamos pra frente Itapetinga, essa gestão já nasceu morta

  10. O certo é pagar os médicos para que a saude volte a melhorar, não importa quem tá prefeito. se vire nos trinta. Todos sabim que era assim, agora nao adianta fugir

  11. Esse não é um caso isolado. Tantos outros médicos estão sem receber; e a muito mais tempo que Dr Decio.
    A Cooperlife (cooperativa que seria responsável pelos pgmtos) de propriedade do Dr XXX deixou um verdadeiro rombo no hospital e nos médicos. E a FJS foi e é conivente!

  12. Entendo o que o Dr. está relatando, afinal o hospital vem ou mal recebia verba do município e atua com recursos particulares tbm. O problema é a péssima administração do hospital mesmo. Piorou no período de campanha política, chegou ao fundo do poço… será pq?

  13. nao sei se eu entendir errado ou se os outros entenderam errado, pois pra mim a critica nao foi contra o prefeito atual. ja conversei com uns medicos daqui e eles sabem que o atual prefeito nao tem culpa da situacao. a “revolta” que o site diz nao e contra rodrigo hage e sim contra tudo q causou esta situaçao. a questao e sobrou pro atual prefeito resolver este problema que nao foi ele que criou mas acabou recebendo a galinha pulando

  14. Concordo com o colega a reclamação é contra a Fundação que é quem administra muito mal o hospital. Vejo muita queixas de remedio e a materiais faltando até pras cirurgia e pra pacientes. Além de não pagar os medico (acho que são 5 meses) e atrasam dos tecnico enfermeiro e funcionários. E coloca a culpa no prefeito. Dr Decio trabalhava com muito cuidado com os paciente e e muito bom cirurgiao.

  15. TODO MUNDO SABE QUE O SISTEMA DE SAÚDE ESTÁ UMA PORCARIA, MAS NÃO CONFIE MUITO EM CHORADEIRA DE MÉDICO, ELES, NA SUA MAIORIA, USAM O SISTEMA SUS COMO “BICO”. SÃO PARTE DO SUCATEAMENTO DA SAÚDE PÚBLICA BRASILEIRA. O PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA, PREVÊ A PRESENÇA DE UM MÉDICO PARA O ATENDIMENTO DOMICILIAR, E COM CARGA HORÁRIA DE 40 HORAS SEMANAIS. VC JÁ VIU UM MÉDICO VISITAR UM PACIENTE EM SUAS RESIDÊNCIAS? VC CONHECE MÉDICO QUE CUMPRE À SUA CARGA HORÁRIA? E SALÁRIO VC SABE QUANTO É? PASSA DE R$ 6.000,00. DEUS QUEIRA QUE O MÉDICO QUE AGORA VEIO A PÚBLICO DENUNCIAR O QUE QUALQUER CIDADÃO MEDIANAMENTE INFORMADO SABE, SEJA UMA EXCEÇÃO A ESSA REGRA.
    RODRIGO PRECISA TRAZER À LUZ AS CLÁUSULAS DO CONVÊNIO CELEBRADO COM A FUNDAÇÃO JOSÉ SILVEIRA, SE NÃO QUISER SER COBRADO POR UMA INEFICIÊNCIA DE UMA SERVIÇO QUE ELE NÃO TEM CULPA. LEMBRE-SE: A FJS RECEBE RECURSOS DOS GOVERNOS ESTADUAL E FEDERAL, ALÉM DE POLPUDAS EMENDAS PARLAMENTARES. ESTAMOS DE OLHO! SE FIZESSE MENOS POLÍTICA E MAIS SAÚDE PÚBLICA, CERTAMENTE A GRANA DARIA.

  16. Segundo o relato do médico, o ultimo pagamento foi no mês de setembro/2016, pois bem, o novo prefeito assumiu em janeiro, pelo que eu sei o pagamento de janeiro sai no 5° dia útil de fevereiro, Convenhamos quem deve os salários do médico foi o prefeito que saiu, mas como o prefeito atual assumiu ele tem que efetuar o pagamento. Esta foi mais uma que o prefeito que saiu deixou, e ele disse que saiu com o ” dever cumprido “, de deixar o abacaxi para descascar.

  17. SIlvio, mas quem disse que ia melhorar tudo em itapetinga foi o atual prefeito. Ou não ??, eu votei nele e ouvi isso nos palanques, agora não adianta querer fugir nao. Na campanha todo mundo acha que tem jeito pra tudo, quando tá de fora, acha que é facil administrar. Mas quando entra é outra coisa. Ou seja falar é fácil, dificil é fazer.

  18. Maria Angela inocencia sua e de quem acredita em palavras de qualquer politico independente quem seja, cabe cada cidadao cobrar dos gestores beneficios e crescimento da cidade, e fiscalizar e o nosso papel, com coerencia

  19. Vira Santo Prefeito ou a fada do dente pra fazer um milagre ou uma mágica e resolver todos os problemas dessa cidade deixados pelos péssimos que o povo escolheu pra governar. Médico reclamando é fácil porque não junta a sua classe e vai ate o prefeito sugerir uma mudança ou junta todos e procura o tal do …que deve ter gastado o salário de vcs na politica ?????

  20. 27 de janeiro de 2017 às 15:21

    Está faltando transparência nesses repasses da Prefeitura para a Fundação José Silveira. O cidadão pagador de impostos não tem conhecimento, por exemplo, do contrato celebrado entre a Prefeitura e a fundação. Por isso, algumas perguntas precisam ser feitas: Por esse contrato qual o procedimento a FJS está obrigada a prestar a população? Tem direito a UTI? Quantos por mês? Apartamento. Quantos? Em sendo positiva a resposta, de que forma a Prefeitura (Secretaria de Saúde), fiscaliza isso? Existe algum servidor público do município nas dependências da fundação para acompanhar a qualidade desses atendimentos? Que tipo de controle é feito a respeito da polpuda grana que a Prefeitura destina à fundação todo mês? Vcs sabiam que a Fundação José Silveira também tem outras fontes de financiamentos (estadual federal e emendas parlamentares, que inclusive podem ser aplicadas em seu custeio)? Quem são os gestores dessas verbas? Eles já vieram a público prestar contas de todos esses repasses? Sabem o que estão fazendo com a grana destinada de outras fontes de financiamento que a irrigam todo mês a fundação?
    Toda fundação é de direito privado, mas como recebe dinheiro público está sujeita ao controle e fiscalização da sociedade civil. O prefeito Rodrigo Hagge, que prometeu transparência nos atos do governo, e nós acreditamos nisso, bem que poderia dar uma força para que a população conheça de forma definitiva, o caminho do dinheiro repassado todo mês para a Fundação José Silveira, e se está retornando em forma de saúde para o povo, que continua reclamando do precário atendimento dos seus entes queridos naquela instituição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube Playlist Embed