O plano de trabalho dos empresários visa a instalação das empresas calçadistas na região, desde que, estejam rodeados das empresas de componentes, deste modo, facilitará a logística e reduzirá custos. Além disso, o empresário da Suzana Santos destacou que, “a Bahia tem mão-de-obra farta e qualificada, incentivos fiscais e 40% do nosso mercado localiza-se nas regiões Norte e Nordeste”.
Segundo informações da SDE o Estado pode oferecer vantagens aos empresários como: redução de até 99% do imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação (ICMS); galpões com água, energia elétrica e licença ambiental regularizadas; aluguel simbólico dos galpões; apoio para a implantação; financiamento do Desenbahia e Banco do Nordeste; mão-de-obra experiente, que obterá requalificação e a partir do momento em que a empresa alcançar 20% da operação pode solicitar junto a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) até 75% de desconto do Imposto de Renda (competência do Governo Federal).
Médio Rio de Contas – Representado pelo prefeito de Itagi e presidente do Consórcio Intermunicipal do Médio Rio de Contas (Cimurc), Railton Oliveira (PT) que solicitou aos presentes que esta política de desenvolvimento contemple também o seu território. Ele aproveitou a ocasião e ofertou um galpão municipal localizado em Itagi, com mais de 300 m² para algum empreendimento.
Em resposta, o deputado Rosemberg Pinto informou que o governo do Estado já orientou que o Poder Legislativo auxilie para interiorização do desenvolvimento. Além disso, na condição de vice-presidente da Comissão Especial de Desenvolvimento Regional na ALBA, o parlamentar prometeu que vai interferir pela cidade de Itagí e pela região.
Estiveram presentes na reunião: o chefe de gabinete da SDE, Luiz Gonzaga; os deputados estaduais, Rosemberg Pinto (PT); Euclides Fernandes (PDT); os empresários da calçados Suzana Santos, Almir Santos o empresário da JJ Solados e Quimicolla; o ex-prefeito de Iguaí, Roni Moitinho (PSD); os prefeitos de Potiraguá, Luis Soares (PT); Itarantim, Dr. Paulo Fernandes (PSD); Maiquinique, Minininha (PMN); Iguaí, Murilo (DEM); o prefeito de Itagi, Railton Oliveira (PT) e representantes dos deputados federais Cacá Leão (PP) e José Carlos Araújo (PSD).
Com informações da assessoria do deputado