O Museu de Artes e Ciências de Itapetinga está fechado desde do último dia 02 de janeiro. Assim que o Prefeito Rodrigo Hagge (PMDB) tomou posse, o Museu foi fechado. Fundado nos anos 70 pelo o então prefeito José Vaz Espinheira, mas fechado na gestão do prefeito Michel Hagge, ainda nos anos 80; e reaberto pelo prefeito José Carlos Moura, no ano de 2010. Importante fonte de pesquisa, desde que foi reaberto em 2010, o Museu já recebeu mais de 1.000 visitas.
Muitas escolas têm procurado o espaço para que seus alunos possam fazer visitas. Alunos da Universidade Santa Cruz, de Ilhéus, dias atrás, estiveram em Itapetinga, para uma visita ao espaço, mas ficaram decepcionados, uma vez que o mesmo se encontra fechado. Na gestão passada, o artista plástico Sérgio Gomes era o responsável pelo setor, além de ter restaurado inúmeras peças do acervo. Nessa atual gestão, Sérgio Gomes, que é professor do município, retornou à sala de aula.
Em seu lugar, foi anunciado como diretor do Museu, o jovem estilista Murylo Coelho Pagotto. Só que até o fechamento dessa matéria, quarta-feira (08.02), o Museu ainda não tinha voltado a funcionar. Subordinado à Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer; o Museu não tem data para voltar a receber visitas. O Blog está aberto para que o Prefeito ou até mesmo o secretário da pasta, Darwin Renan, possam se pronunciar sobre o assunto.
Por Roberto Alves
ESSE SECRETARIO TA COMPRANDO UMA BRIGA COM A TURMA DO BABA, QUE TA DOIDA PRA VOLTAR A PRATICAR O BABA E O GINASIO TA FECHADO PRO BABA
Isso é um absurdo, rebanho de incompetente. Quem são essas duas …Pessoas aí na foto?
espero que nao fique fechado, pois tava funcionando direito, so foi sergio gomes sair, que virou bagunça e fechou
Virou casa de mãe Joana, mas que mandou foi Virgínia Hagge. Isso é uma vergonha, como fecha um museu assim
Mas será que o novo diretor ta recebendo sem trabalhar??? tem que verificar isso aí
Uma observação: o museu de Itapetinga teve aproximadamente 11.400 (onze mil e quatrocentas) visitante somente em 2016. Entre 2010 ao final de 2016, tivemos uma média de 45.000 visitantes. Somente em 2016 superamos o número de visitação de 5 museus do Sul do do estado juntos.(informação da museóloga responsável pelos museus)
Realmente, essa gestão da Cultura está ficando especialista em atirar no próprio pé, como diz o ditado.