Pular para o conteúdo
Traduções
YouTube Playlist Embed

Na atual função que ocupo, como Secretário Municipal de Educação, tenho a obrigação de estar “antenado”. Isso requer manter os sentidos no foco, buscando interagir, da maneira mais adequada possível, com tudo o que se refere às responsabilidades da função. Ademais, requer aguçar a visão periférica, captando a forma e o conteúdo do entorno que emoldura a educação no município, visto que, ainda que estes pareçam secundários, sua influência pode impedir que os resultados a que se buscam atingir não apareçam no tempo planejado ou, até mesmo, ser determinante para o sucesso ou insucesso de um dado projeto.

Entre os muitos assuntos que esta introdução permite, pretendo abordar, neste momento, um tema atualíssimo, alvo de muitas publicações em todos os canais de mídia: a importância das ferramentas da TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO e COMUNICAÇÃO para a educação. Como venho observando, um número significativo de profissionais da educação e, maior ainda, de pais de alunos, quer por insegurança quer por receio, não vêm utilizando as ferramentas da T.I.C – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO e COMUNICAÇÃO – como deveriam.

É visível que a informação digital avança, e o faz sem pedir qualquer permissão, amparada no fato de que, mesmo nas sociedades mais desenvolvidas, não há normas, leis, direito positivado que a regule na totalidade. Assim, por estas e outras razões, este ramo da ciência não pede licença nem bate à porta para ser atendida. Ela se tornou uma porta! E uma porta tão grande, com tantas ofertas de possibilidades, que todos, sem exceção, pelas mais diversas razões, entre elas curiosidade ou obrigação, acabarão tendo que interagir com este PORTAL, que veio e estabeleceu-se e cujos domínios são inimagináveis. Em face a esse contexto, é necessário que as inseguranças próprias da lida com o novo, com o desconhecido, sejam logo superadas.

Quem ainda não se sente confortável para interagir com esta NOVA REALIDADE precisa, com urgência, agregar conhecimento, por menor que seja, para obter condições de dialogar, de caminhar junto, de compreender os aspectos positivos e negativos da grande rede WWW (“World Wide Web”, em inglês, e “Rede de Alcance Mundial”, em português).

Quem assim não proceder só restará LAMENTAR. E não há arrependimento que faça voltar o tempo. O máximo que alguns poderão conseguir é tateando ou, sendo guiado por terceiros, manter-se próximo a esta GRANDIA VIA, Avenida Principal do Mundo.

Posto isso, a presente abordagem pretende reiterar, mesmo longe da profundidade que o assunto requer, o que tem sido exposto por profissionais gabaritados, tanto da área da educação quanto da área de informática: a importância de obter conhecimentos mínimos para usar a T.I.C. Sem esses conhecimentos imprescindíveis, é quase impossível conectar-se à realidade.
Como se sabe, o aqui e o agora do jovem do início deste século está exigindo respostas rápidas e difíceis, visto que, ao tempo em que esse jovem tem acesso a um volume de informações sem precedentes, muitas indagações povoam sua mente. Ele precisa de respostas que lhe possibilitem viver entre dois mundos conflitantes.

O primeiro é fruto do ambiente onde nasceu. Deste, ele traz, pela genética e por todo o conhecimento que a família e as instituições da sociedade tentaram nele introjetar, valores advindos dos usos, dos costumes e das normas, regidos por princípios morais e éticos, herança da educação de seus antepassados, responsáveis pela formação de sua identidade inicial.

O segundo é resultado dos avanços tecnológicos, tal como a T.I.C. Trata-se de um mundo novo que adentrou em sua vida, de uma realidade fascinante que devora mitos e que, num efeito dominó, desconstrói quase tudo o que aprendeu sobre usos, costumes e normas, operando no seu dia a dia, por meio de ferozes ataques à ética e à moral que lhe norteavam.

Este novo ambiente o atrai, instigando-o, desafiando-o. Esta conjuntura o seduz. Na sua mente, ele é um coacervado no meio de cultura ideal, sob uma atmosfera ionizada, repleta de luz e energia. Se, num momento, acredita que pode se transformar no que quiser, no momento seguinte, quando a euforia passa – sobretudo para os menos preparados – consequência de inúmeras razões, estará em apuros, tornando-se vítima deste novo ambiente, da nova ordem mundial, que a internet possibilitou. Todos os tipos de mídias, diariamente, apresentam-lhe sucessos e também transtornos.

Nesse contexto, atos antes inimagináveis são praticados e sofridos por jovens oriundos de diferentes segmentos da sociedade, os quais não foram orientados a lidar com esta nova realidade
É inegável que há uma nova geração sendo formada, tendo ao seu dispor, em tempo real e gratuitamente, mais informações a que nenhuma outra, em nenhum outro tempo, teve acesso.

A título de exemplo, um jovem do nosso tempo possui mais informações em seu celular que todo o conhecimento registrado nos livros e pergaminhos da biblioteca de Alexandria, uma das sete maravilhas do mundo. Caso queira, esse mesmo jovem obterá mais informações sobre guerras que Sun Tizu, Alexandre Magno, Napoleão Bonaparte. Isto era inimaginável há 30 anos.

Depreende-se disso que não se pode negar que os aspectos positivos da TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO são muito maiores e, de longe, superam as inconveniências, digo, sendo brando, o número sem fim de seus aspectos negativos. Em tempo: Por se tratar de um assunto bastante comentado e divulgado, o qual pode ser encontrado facilmente, não me aprofundarei nos detalhes sejam eles positivos sejam negativos.

No entanto, por outro lado, não se pode deixar de citar que, do casamento entre a Tecnologia da informação e a Internet, nasceu uma criatura, que de um “feto”, há pouco menos de uma década, tornou-se hoje “criança”. Esta criatura vem crescendo a uma velocidade espantosa, já possuindo e superando de longe todos os sentidos humanos: a visão, o olfato, o paladar, a audição e o tato. Sua capacidade de memória e de processamento de dados já alcança a casa de bilhões de “TERAS”(Terabyte – unidade de medida de memória digital) e velocidade de bilionésimo de nano segundos.

Por estes e outros fatores, tal criatura já anda, fala e responde a raciocínio lógico. O nome dessa criatura é INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, a qual, de tão poderosa que está se tornando, tem incomodado até mesmo seus criadores. Sem receio, eles já confessaram: “não sabemos até quando poderemos ter o controle sobre esta criatura; não há dúvida, haverá um momento em que ela se tornará totalmente independente, e o receio maior é que a criatura se volte contra o seu criador”. Disso, conclui-se que não falta muito para que a INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL tenha a possibilidade de DOMINAR o mundo, até agora dominado pela espécie humana.

Sendo assim, em razão da importância da TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO e COMUNICAÇÃO e considerando as constatações que fiz e que persistem no dia a dia do ambiente em que trabalho, destaco duas importantes conclusões:

a) Há muitos profissionais atuando na educação, os quais, por insegurança e, às vezes, por não buscar conhecimento, estão cada vez mais distanciando-se do futuro, sem perceber que este futuro já começou, que já é uma realidade palpável na vida daqueles que são seus alunos.
b) A maioria de pais de alunos desta geração não tem consciência de que a principal via de informações do planeta terra, a avenida principal do mundo, está atravessando o caminho de seus filhos, trazendo-lhes não somente benefícios, mas também muitos – e preocupantes – perigos. 

Ante o exposto, necessário se faz que todos os profissionais da Educação e pais de alunos busquem se apropriar de mais conhecimento e de como utilizar as ferramentas da Informática.

Nesse sentido, é importante ressaltar que a grande rede, a INTERNET, por todos os seus Portais, oferta gratuitamente, atendendo a qualquer agenda, os caminhos para que qualquer leigo, que quiser, possa aprender os primeiros passos, melhor ainda, o passo a passo de como acessar a GRANDE VIA, buscando nela os seus aspectos positivos e bloqueando e/ou denunciando seus aspectos negativos. Somente conhecendo conteúdos, caminhos e atalhos percorridos pelos jovens na rede é que todos poderão colaborar de forma positiva para que esta nova geração seja os homens e as mulheres que darão continuidade à vida que desejamos para eles e para nosso planeta. 

Cumpre registrar ainda que contatos mantidos com outros Dirigentes Municipais de Educação permitem afirmar que os problemas aqui apresentados, relacionados ao uso das ferramentas da Tecnologia da Informação e Comunicação, repetem-se de igual modo na totalidade dos municípios da Bahia. Mudar esta realidade é uma responsabilidade de todos e precisa ser enfrentada com muita urgência. É uma necessidade inadiável.

Por fim, além de desnudar esta realidade que nos afronta, pretendeu-se pautar o tema “A importância do uso das ferramentas da TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO” como o principal item, dos muitos necessários, para mudar a história da educação no Estado da Bahia, a qual infelizmente foi avaliada pelo MEC, em setembro/2018, como a segunda pior educação básica do Brasil.

Texto: Álvaro Pinheiro
Secretário de Educação de Itanhem/BA

WhatsApp
Facebook
Email

4 comentários em “UMA ABORDAGEM SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL”

  1. Bem posto Juliana!
    O escritor Yuval Noah Harári…tratando do futuro, diz: Não há como prever o que estará depois da esquina, mas certo é que existe a possibilidade que num futuro que pode não estar longe, os Sapiens ( nossa espécie humana) poderá não ser á mesma… Hoje já se trabalha com cérebro e máquinas atuando juntos. Só com o pensamento um humano já pode dominar seu braço mecânico…
    Hoje um vírus de computador entra na rede e sem ação humana, sofre mutações, buscando janelas para fugir dos anti-virus ( estaria este vírus pensando? Tentando se material ativo, ele se torna um mutante… Como vemos, e vc disse bem : Vem uma nova ordem mundial… O homo sapiens está na terra a apenas 70 mil anos, e seus dias podem estar contados.
    ALVARO PINHEIRO.

  2. Jaconias Andrade, o paulista do Guarujá

    Parabéns ao autor, uma clara visão do futuro, mas já podemos afirmar que estamos vivendo em pleno futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube Playlist Embed
Traduções
YouTube Playlist Embed

POLÍCIA